sexta-feira, 16 de abril de 2010

Acção Contra Call Center em simultâneo nos Mayday Lisboa, Porto e Coimbra



Bom dia, fala a Ana... Bom dia, fala o João... Bom dia, fala o Pedro... Bom dia, fala a Susana... António, Sara, Miguel, Zé, Victor, Marta...

Os Call-Centers estão aí para servir... ou melhor, estão aí para se servir. Para que os patrões das grandes empresas se possam servir das vidas e das pessoas que exploram sob a precariedade mais repressiva. Portugal Telecom, TMN, Vodafone, Optimus, Banco Totta, BPI, BPN, SAPO, Continente, Pingo Doce... mas também no Estado, na CGD, na DGCI, na Segurança Social... só para lembrarmos alguns dos mais conhecidos.

Os seus chefes ou patrões não servem ninguém senão a si próprios. Servem-se do roubo das vidas e das expectativas de uma geração para poder contar todos os segundos de chamadas telefónicas em euros, sempre mais euros. Os capatazes dentro dos Call-Center esperam um dia, quando crescidos, ser grandes, no meio de precários, afinal, eles também são precários... o isolamento e a competição entre pares tem destas coisas, volta pessoas umas contras outras.

Mas os mesmos servem-se sempre. Servem-se da impunidade com que gozam do esforço da maioria. Servem-se da influência e da corrupção que lhes dá ligações ao poder. Servem-se de quase todos, num jogo sempre viciado à partida.

Mas desta vez, demos a volta às regras. Usámos os meios que eles criaram na exploração para passar uma mensagem que vale por todos e por todas. Demos a volta à precariedade falando com quem tem de ser ouvido para lá da máquina, dos segundos, dos euros. Vamos dar a volta à precariedade porque queremos juntar num só grito todas as vozes presas nos telefones dos Call-Centers. No 1º de Mario juntamo-nos num grito de Mayday. Somos muitos mais!

7 comentários:

  1. Em que é que se baseiam para afirmar que as pessoas que trabalham nos call centers estão a ser exploradas? Essas pessoas não aceitaram o trabalho? Não se dirigem a esse trabalho todos os dias? O que pretendem afinal? Acabar com os call centers e deixar essas pessoas desempregadas? Exigir que os donos dos call centers façam contratos de trabalho para a vida? Sabem o que aconteceria não sabem? Vocês fariam um contrato de trabalho vitalício? Fariam um contrato vitalício para todos os serviços pelos quais pagam? Fariam um contrato de trabalho com o cabeleireiro ou com o barbeiro que vos trata do cabelo? Afinal, ele é bastante precário, só ganha dinheiro se vocês decidirem ir lá tratar do cabelo. Acham isso bem?

    ResponderEliminar
  2. a produtividade dependente dos tempos de chamada, ao segundo. a subcontratação de operadores, sendo que a primeira empresa fica com metade do ordenado. a exigência de licenciaturas para atender ou fazer chamadas.
    não, não faria contratos vitalícios com tudo o que pago, mas nos postos de trabalho permanentes faria contratos permanentes (até porque nas situações de falência a lei proteje e bem as empresas).
    sim as pessoas aceitam o seu trabalho,umas por opção outras por nao haver alternaticvas, isso não inviabiliza que não queriam ter melhores condições de trabalho e vinculos contratuais mais justos. sim, as pessoas dirigem-se a esse trabalho todos os dias, inclusívé muitas delas irão ter de dirigir-se no dia 1 de maio, mas saberão que há quem esteja a dar voz pela sua dignidade.

    ResponderEliminar
  3. Porque parte do princípio que as pessoas perderam a dignidade? (já que não quer responder a nenhuma das outras questões...)

    ResponderEliminar
  4. os aqui presentes,nem imaginam o quanto são insignificantes.esqueçeram que vivem em sociedade?é uma porta que abre para os dois lados...
    somos todos iguais,humanos.humanidade....apenas uma noção que possuimos na nossa mente.na realidade,vejam o retrato da mentalidade humana.a nossa...vejam o mundo,vejam a realidade!tudo problematico.tudo criado por nós,sociedade..
    somos donos da nossa propria razao,e quem nos nega isso?todos o restantes.somos os maiores,os melhores,os perfeitos,e quem é diferente,o sem razao,apenas o proximo...vejam apenas a essençia do ser humano,e descobrem o pq da origem de tudo...

    ResponderEliminar
  5. "Em que é que se baseiam para afirmar que as pessoas que trabalham nos call centers estão a ser exploradas? "
    - Pelo simples facto de serem contratadas em regime de outsourcing. Só um imbecil acha que alguém contratado nestas condições beneficia de algo mais do que um açambarcamento do vencimento em prol do enriquecimento desenfreado das empresas, já que uma boa parte do vencimento real do trabalhador é retido pela prestador de serviços.

    "Essas pessoas não aceitaram o trabalho?"
    - Sim, as pessoas aceitam trabalhos de atendimento telefónico porque não têm grandes alternativas, seja porque tiram um curso superior para empregos que não têm vagas suficientes neste país, seja porque não têm realmente qualificação para trabalhos especializados.

    "Exigir que os donos dos call centers façam contratos de trabalho para a vida?"
    - É mais do que sabido que os contratos para a vida já não existem, mas pelo menos não dispensar as pessoas ao fim de 3 contratos.

    "Fariam um contrato vitalício para todos os serviços pelos quais pagam?"
    - Esta questão é absurda, mas ainda assim respondo: um trabalhador depende da entidade que o contrata para sobreviver, já o prestador de serviços como o barbeiro ou a manicure ou o dono do café têm um estabelecimento com porta aberta a quem o quiser escolher e que pratica os preços que bem entender. Assim, além de poder escolher quem quer dentro do seu espaço ainda ganha porque são serviços que toda a gente procura. Aqui entram outras questões como a competitividade, conjunturas e etc., "mas isso já são outros quinhentos".
    Por isso meu caro Eduardo, se você é um mero operador ou responsável de equipa de call centre ou quem sabe um administrativo de empresa de outsourcing, sugiro-lhe que levante as palas e olhe em frente, porque em frente é o caminho.

    ResponderEliminar
  6. existe um principio para tudo.e tudo difere.existe postos de trabalhos,que se compreende,que não seja possivel fazer contratos vitalicios.o problema,que esse principio,generalizou se.porquê?e o que origina?baixos salários,poucos direitos e poucos custos...conclusão,controle total da sociedade.manipulando e usando, ao agrado das vontades dos senhores eleitos...

    ResponderEliminar
  7. uma citação que gostaria que compreendessem:o mundo é de todos,o mundo não é de ninguem!

    ResponderEliminar